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Curso Intodução à Análise de Negócios - BABOK v3.0

Você é novo na análise de negócios? Não tem certeza do que faz um analista de negócios? Se você tem pouca ou nenhuma experiência em projetos, ou simplesmente procura entender melhor essa profissão, este curso oferece uma base iniciar sua carreira. Compreender e aplicar as habilidades básicas de Análise de Negócios em projetos ajuda as organizações a alcançar suas metas e objetivos, e a permanecer competitivos no mercado em constante mudança.

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APRESENTAÇÃO DO CURSO

Os participantes aprenderão o que é Análise de Negócios e como o Analista de Negócios afeta uma organização. Este curso explora as habilidades profissionais do Analista de Negócios, e permite que os participantes pratiquem essas habilidades em casos práticos. Além disso, os participantes compreenderão a importância das partes interessadas e como criar relacionamentos para o sucesso do projeto. Através de exercicios realistas e desempenhando diversos papéis, os participantes aprenderão a construir seu conjunto de habilidades profissionais, construir relacionamentos, e praticar a obtenção, documentação e revisão de requisitos com as partes interessadas.

Objetivos:

  • Articule as principais atividades e artefatos de um analista de negócios.

  • Aumente o sucesso do projeto definindo melhor a necessidade do negócio.

  • Planeje o esforço de requisitos para garantir a produtividade ideal.

  • Reduza o retrabalho, provocando e descobrindo requisitos corretamente na primeira vez.

  • Documente “bons” requisitos, escrevendo-os de forma clara, concisa e completa usando modelos simples.

  • Rastreie os requisitos para garantir que eles estejam vinculados ao valor comercial e para gerenciar os requisitos em todo o projeto.

  • Reduza as lacunas no entendimento dos requisitos, validando-os e verificando-os adequadamente.

  • Use modelos principais padrão para descobrir rapidamente requisitos adicionais.

  • Apresente um "pacote" completo à empresa para aprovação.

Pré-Requisitos:

  • Não há

Público Alvo:

  • Pessoas que se mudaram ou irão em breve mudar para o cargo de Analista de Negócios, provenientes de outras áreas da empresa, ou de um trabalho de TI, e que teve pouco ou nenhum treinamento na área.

  • Qualquer pessoa que esteja buscando uma carreira na Análise de negócios.

Metodologia de Ensino:

  • Para ajudar a assimilar as ferramentas e técnicas aprendidas, há uma mistura de exercícios individuais e em equipe ao longo do curso. Um jogo de negócios e estudo de caso animado ajudam a reforçar os conceitos aprendidos. Os alunos podem esperar um alto nível de participação. Cada aluno receberá um guia abrangente para estudantes com exemplos e soluções dos exercícios práticos.  

Conteúdo Programático:

Então você quer ser um Analista de Negócios!

  • Definindo o que significa analisar algo

  • Definindo o que é a análise de negócios

  • Definindo o papel do analista de negócios

  • Exercício: Identificando as características pessoais de um analista de negócios

  • Caminho de carreira de um analista de negócios

    • De onde vêm os ANs?

    • Os muitos títulos do Analista de Negócios

    • Carreira de analista de negócios

    • Como se tornar um analista de negócios

    • O IIBA e o BA Body of Knowledge (BABOK)

    • Visão salarial média

  • Exercício: valor do analista de negócios para a organização.

Projetos e o analista de negócios

  • O que é um projeto?

  • Por que os projetos são iniciados?

  • Tipos de projetos. O que é um processo?

  • Exercício: Projeto vs. processo

  • Abordagens de requisitos e o analista de negócios: Plano vs. Mudança orientada

    • Cascata

    • Incremental

    • Ágil

  • Atividades comuns de Análise de Negócios

  • Papéis em um projeto (GP, DEV, QA, Patrocinador, PMEs, Stakeholders)

  • Parceria AN & GP

  • Exercício: Identificando responsabilidades-chave por função

Conjunto de ferramentas de um analista de negócios

  • Formas de comunicação e etiqueta

    • Considerações sobre meios de comunicação

    • Comunicação pessoal

    • Comunicação em reunião

    • Comunicação no telefone e correio de voz

    • Comunicação em conferência telefônica

    • Comunicação em e-mail

    • Comunicação em vídeo / conferência na web

    • Exercício: Selecionando o meio de comunicação apropriado

  • Boas habilidades de comunicação

    • Modelo de comunicação

    • Tipos de comunicação

    • Exercício: como a interpretação pessoal entra na forma de uma comunicação clara

    • Dicas para uma excelente conversa

    • Comunicações LAMP

      • Ouça

      • Pergunte

      • Espelhamento

      • Parafrazeando

    • Barreiras à comunicação

    • Exercício: Praticando comunicações LAMP

  • Descobrindo os segredos do Gerenciamento de reuniões

    • A reunião é realmente necessária?

    • Alternativas de reunião

    • Etapas de gerenciamento de reunião

    • Lista de verificação de preparação

    • Criando uma agenda

    • Abrindo a lista de verificação da reunião

    • Fechar a lista de verificação da reunião

    • Lista de verificação de acompanhamento de reunião

    • Exercício: planeje uma reunião

  • Como construir relações de confiança com as partes interessadas

    • Modelo de confiança

    • Exercício: construção de confiança

Então, o que é um requisito?

  • Requisitos definidos

  • Definição de requisito

  • Classificações de requisitos

    • Do negócio

    • Stakeholder

    • Funcional

    • Não funcional

    • Transição

  • Definição de regra de negócios

    • Lista de verificação de regras de negócios

    • Requisitos versus regras comerciais

  • Pressupostos e restrições

  • Análise versus design

  • Exercício: prática distinguindo diferentes tipos de requisitos

Por onde começo?

  • Análise de negócios ... um processo simplificado

  • Contexto compreensivo

    • O que é contexto

    • Conceito de negócios, projetos e requisitos

    • Onde começar

    • Exercício: Compreendendo a importância do contexto

  • Identificando os Stakeholders

    • Definir o participante

    • Identificar tipos de partes interessadas

    • Onde encontrar as partes interessadas

    • Lista de verificação de identificação das partes interessadas

    • Exercício: Identificando as partes interessadas em um projeto

Como faço para obter requisitos?

  • Definindo Elicitação

  • Técnicas de elicitação mais comuns

  • Processo de elicitação: PCDC

  • Entrevistando

    • Tipos de entrevistas

    • Pontos fortes e fracos

    • Dicas de entrevista eficazes

    • Perguntas abertas versus certas

    • Exercício: Prática de entrevista usando perguntas fechadas e abertas

  • Observação / sombreamento

    • Tipos de observação

    • Pontos fortes e fracos

    • Dicas de observação eficazes

    • Exercício: Revelando informações tácitas

  • Análise de Documentos

    • Tipos de análise de documentos

    • Pontos fortes e fracos

    • Dicas eficientes de análise de documentos

    • Exercício: os desafios da análise de documentos

  • Resumo dos resultados da elicitação

    • ANs são os melhores anotadores

    • Quando um anotadpr é necessário

    • O que anotar

    • Quando anotar para si mesmo

    • Quando anotar para outra pessoa

    • Exercício: Prática de registro dos resultados de elicitação

Que modelos?

  • Definindo Modelos

    • Benefícios da modelagem

    • Modelos comuns usados na análise

    • Modelos de escopo

    • Decomposição funcional

    • Mapa do Processo

    • Swim Lanes

    • Diagrama de relacionamento da entidade

    • Diagrama de fluxo de dados

    • Matriz CRUD

    • Diagrama de estado

    • Modelo de caso de uso

    • Protótipo da interface do usuário

    • Exercício: identificação de modelos

Como documento e reviso os requisitos?

  • Documentação de Requisitos

    • O que documentar

    • Desafios comuns de documentação

    • Características dos "bons" requisitos

      • Claro

      • Completo

      • Conciso

      • Confirmado

      • Consistente

      • Testável

    • Demonstração de requisitos

    • Exercício: requisitos de documentação

  • Revisão dos requisitos

    • Tipos de requisitos

    • Por que realizar revisões?

  • Exercício: Realização de uma revisão informal dos requisitos

 

Instrutor: Rodrigo Neves, MSc, PMP, PMI-PBA, PMO-CP, Exin/BCS BAF:

 

  • Graduado Engenharia Civil pela UFMG

  • Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total em Projetos pela UFF

  • Doutorando em Administração pela UNR (Argentina)

  • Professor desde 2002 na FGV nas MBAs de Gerenciamento de Projetos, Gestão

  • Empresarial, Gestão de Projetos Logísticos e Gestão da Saúde.

  • Professor desde 2007 na FDC na Pós Graduação em Ger. de Projetos

  • Professor desde 2004 no IBMEC na Pós Graduação em Ger. de Projetos

  • Professor desde 2013 no IETEC na Especialização em Análise de Negócios da Informação

  • Presidente Fundador do IIBA-MG Chapter

  • Sócio-Diretor da RBN Consultoria e Treinamento

  • Certificado PMP pelo PMI desde 2002

  • Certificado PMI-PBA pelo PMI desde 2016

  • MOUS em MS Project pela Microsoft, nas versões 2000, 2002, 2003, 2007.

  • Orange Belt em MS Project 2002 pelo IIL/Microsoft

  • Co-autor do livro Gerenciamento de Tempo em Projetos (3ª Edição, Rio de Janeiro, Editora da FGV, 2013) da Série FGV Management

Condições de pagamento e descontos:

(Não Acumulativos)

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  • 10% de desconto - Grupos de 2 ou 3 pessoas

  • 15% de desconto – Ex Clientes da RBN e grupos de 4 ou 5 pessoas

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